A carga imediata sobre implantes é um conceito aplicado à situação específica em que o(s) implante(s) recém instalado(s) é / são submetido(s) a uma condição de estabilidade inicial satisfatória, mensurável quantitativa e qualitativamente, através de um instrumento apropriado: torquímetro. A "força" ideal aplicada ao osso na finalização do "aperto" do implante não é padrão em todos os casos. Depende do "tipo" ósseo, da "qualidade", anatomia regional, do desenho do(s) implante(s) e da análise contextual referente aos requisitos de esforço para o caso, especificamente. Assim, pode variar de múltiplos implantes interligados entre si por estrutura rígida na base da prótese (metálica ou não metálica), com torques individuais superiores a 35N até 60N em osso medular, e 40N até 80N em osso cortical (compacto), buscando os torques mais altos para os casos de elementos individuais. (próteses unitárias ou "elemento isolado"). Ainda assim, a experiência clínica do profissinal e sua análise multifatorial/multifocal é decisiva na determinação e julgamento na aplicação dessa filosofia* de trabalho.
*A "carga imediata" se desenvolveu a partir do consenso coletivo entre pesquisadores e clínicos sobre os bons resultados colhidos à partir de implantes instalados, cujas estabilidades iniciais eram compatíveis com a "rigidez" friccional necessária para esse procedimento, e que, por si só inspiravam confiança aos primeiros pesquisadores (Equipe do Prof. BRANEMARK). Assim, raro encontrar na literatura pistas que assim a definam: como filosofia e não como técnica, pois não se podem estabelecer com rigor todos os passos sequencias previamente ao ato cirúrgico. Portanto, a CARGA IMEDIATA NÃO É UMA TÉCNICA A SERVIÇO DA IMPLANTODONTIA.